sábado, 24 de abril de 2010

A Educação Para Amanhã (RASCUNHOS)

A Educação Para Amanhã
O que aprendemos hoje poderá tornar-se uma janela para modo como aprenderemos no futuro. O desenvolvimento tecnológico vem estabelecendo novas relações no processo ensino aprendizagem [, mudanças de perfil] e do comportamento dos que estão nos postos de trabalho e nos que os almejam.
Escolas privadas, institutos federais e instituições de ensino superior têm sido procurados por aqueles que perceberam que o mercado de trabalho tem exigências sobre o perfil e capacitação na seleção de profissionais para os quadros de funcionários, colaboradores ou associados. Esses dois últimos, assim chamados dentro de um novo conceito de relação empresa e contratado.
E muito diferente do ensino de atualizado das escolas particulares e centros de formação profissionalizante federais, o ensino nas escolas públicas municipais e estaduais vem na contramão, proporcionando...
Norberto Andrade

PORQUE DEVO PLANEJAR

A importância do planejamento é reconhecida nos resultados da ação, na formulação registrada do Plano e na relação do Projeto Pedagógico com o tempo presente e futuro a que se destina.
Se uma brincadeira, até mesma a executada por e entre crianças, aos seus moldes e sob os conhecimentos delas, prima por uma organização, qualquer forma de trabalho também só obtém êxito nos seus fins se e somente se for realizada à luz um bom Planejamento objetivo, de um Plano global e flexível ou por um Projeto de caráter pedagógico.
Para o trabalhador, por exemplo, esse processo se dá em seu favor. Muito além de um mero ocupante de cargo, o homem amplia suas relações de aprendizado no labor, por meio teórico-prático e seu modo de estar no mundo. “O trabalho transforma o homem em um ente social” como diz Marx. Segundo Hegel, só na satisfação de suas necessidades e através do trabalho que ele é realmente homem e analisando Freitas (1996:37), é no trabalho que também correlaciona os atos de concepção e execução do fazer. Pelo trabalho é possível que o homem se eduque, mediante as exigências laborais e se realize como ser social.
Para um planejamento, um plano ou um projeto há aspectos essenciais: o contexto; o registro; a avaliação; atualização sócio-temporal; as possibilidades de recursos financeiros, técnicos e humanos; o conhecimento e respeito à dimensão integral e histórico do público alvo ou a quem ou ao que se destina. Uma fórmula simples que respeite esses aspectos seria: Ver-Julgar-Agir-Rever/Avaliar, o qual, por não se conveniente explicitar neste texto, poderei fazê-lo num outro.
Enfim, acredito ser necessário lembrar que Planejamento, Plano e Projeto não são sinônimos, mas distinguem-se e complementam-se. Plano de é global e norteia todo um conjunto de ações, o Planejamento visa orientar a ação e o Projeto, a exemplo do político-pedagógico de uma instituição escolar com diz Romão e Gadotti, 1994:143, que “ajuda a entender a proposta de organização proposta pela direção, fundada no entendimento compartilhado dos professores, dos alunos e demais interessados em educação”.

PS.: ESTE TEXTO NÃO É DEFENITIVO. POR ISSO AGRADEÇO AS NOTAS CRÍTICAS.
Norberto Andrade

Sobre A redução da Menor Idade, você prefere...

Postagens populares