quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Excelente texto de Sócrates sobre RACISMO...O "Magrão" vai fazer falta!

Alguns sonham, outros não




Por Sócrates
Carta Capital On line, 27 de novembro de 2011


“Eu tenho um sonho.” Essa frase praticamente define a ação do grande líder Martin Luther King (o rei da causa negra, eu diria), que passou a vida lutando pela igualdade de direitos entre brancos e negros nos Estados Unidos, em um tempo que privilegiava o homem branco no transporte, nas escolas, na cidadania. Foi assassinado em 1968 exatamente por lutar pelas conquistas que ele ajudou a serem alcançadas. Com destemor e liderança, enfrentou os maiores obstáculos, insurgiu-se contra a guerra e a discriminação. Marcou época em um período de grandes transformações sociais.

O mesmo ano de 1968 ficou marcado pelas manifestações dos estudantes na Sorbonne parisiense, que ergueram barricadas em sua luta por mudanças. “Nós somos judeo-alemães”, era o grito que ecoava; queriam demonstrar que todos somos iguais, sejamos negros, sejamos árabes ou brancos. Esse era o slogan daquela juventude que lutava por liberdade, autonomia e independência. Provocaram muitas mudanças, colocaram de cabeça para baixo qualquer tradição ou vício social. Antes, as mulheres eram tratadas como menores e as opções sexuais como fantoches. Daniel Cohn-Bendit simbolizou aquele movimento. Dani,como todos os outros, também tinha um sonho. CONTINUA...

VEJA O TEXTO COMPLETO EM: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/alguns-sonham-outros-nao/

Um comentário:

NORBERTO ANDRADE disse...

Fazendo uma leitura de Sócrates (grego) com Sade, refletir sobre o quanto é importante cada vez que provocamos as pessoas a afastar-se da coisa, do fato em si, por meio da linguagem. Talvez esse seja uma possibilidade dessa atual juventude ter o que porque lançar mão de suas potencialidades sócio-culturais hoje.

Sobre A redução da Menor Idade, você prefere...

Postagens populares