sexta-feira, 18 de março de 2011

MIRANTE/ONDINA

Quem não sente inveja de quem mora em Escada, Itacaranha, Plataforma, Alto de Coutos entre outros bairros do subúrbio rodoviário de Salvador? Eu sempre sendo no ônibus no lado que dá pra ver as maravilhas ao longo da Afrânio Peixoto. Só não consegui ficar calado quando ouvi um desabafo da minha ex-aluna e colega na UFBA. Ela ouviu, pelos residentes destes bairros que utilizam a linha de ônibus Mirantes de Peripiri/Ondina, uma ofensa faz sangrar qualquer pessoa, não importe onde more. Ao ir de encontro ao referido ônibus, ouvia um jovem alto, branco e, possivelmente, seu colega na UFBA, pelo jeito sem os mesmos méritos aos esforços no vestibular desta instituição: "chegou o navio negreiro!". Será que este jovem não se deu conta que esta em lugar e época errada? Se ele era um traficante de escravo ou um português a data seria de séculos passados. E, caso fosse ele um ser "superior", extra-urbano, não percebeu que encontrava-se em um ponto de ônibus coletivo.



Ela, nós, moramos nos mais diversos bairros de Salvador e da RMS. Não importa a linha, mas nos nossos caminhos não julgamos ou maltratamos nossos pares [ companheir@s de buzú ], e não faremos a quem quer que seja. Espero que da próxima vez possamos ir a uma delegacia para enquadrar esse tipo de violência. Basta de preconceito. Destruimos os ônibus norte-americanos de assentos segregacionais.

2 comentários:

DHENYSE disse...

amigo, muito bom!
respondeu a altura

Anônimo disse...

falta de percepção do ser. reflexo do processo de má "educação". sinônimo de falha das esferas familia e escola. Por que concerteza seus pais foram responsaveis "e tão inocentes".
um abraço irmão!

Sobre A redução da Menor Idade, você prefere...

Postagens populares